Porque nossa paixão pelo vinho?

Olá queridos amigos amantes do vinho!

 Mas porque será que o vinho é um assunto tão apaixonante e leva seguidores entusiasmados em todos os cantos do mundo?

Desde os tempos bíblicos o vinho é consagrado como um alimento da alma, na bíblia já temos a menção “O vinho alegra o coração do homem”. Sempre associado a festas e momentos de festividades, desde a antiguidade, seja na figura do Deus grego do vinho “Dionisio” ou mesmo da figura consagrada na Roma antiga, na imagem de Baco e os famosos “Bacanais”... o vinho é festa, alegria, confraternização, família e socialização!

Até agora apenas explico o vinho ser tão celebrado mas porque o motivo de paixão e seguidores? Uma garrafa de vinho tem sempre muita história, paixão, cultura, conhecimento e um toque divino com a comunhão humana...

A história começa quando alguém resolve plantar a uva, que foi a primeira cultura a fixar o homem na terra, que até então era nômade por natureza, ou seja vivia andando de lugar em lugar... não parava em um pedaço de terra... quando começou a cultivar a vinha, que tem um ciclo anual, isto fixou o homem que tinha que ficar para cuidar da plantação... A história sempre precede o vinho, seja nos lugares que produzem a uva a centenas de anos ou lugares que recém começaram a plantar a uva... já se perguntou qual a história por trás da última garrafa de vinho que tomou???

E porque paixão? De onde vem a paixão? O vinho precisa da paixão de um sonhador, que idealizou, sonhou produzir um vinho e resolveu começar a plantar a uva, paixão para cuidar da plantação, paixão para colher e fazer o vinho no seu melhor estilo... uma mesma uva pode produzir vinhos muito distintos dependendo do seu idealizador... certamente não existe um vinho sem paixão e esta paixão, quando engarrafada, acaba por contagiar aquele que bebe, levando um pouco de paixão pra sua vida... de diversas formas...

Cultura? A cultura consiste em saber que cada região e seu produtor e seu vinho tem uma história, uma paixão, que foi mobilizada e potencializada por uma comunidade... ninguém faz vinho sozinho, por trás de um vinho tem um local, uma região, seus moradores, seus trabalhadores, sua cultura, seu modo de viver e tudo isto de alguma forma também é engarrafado e será parte do vinho que tomamos, refletindo a cultura daquela região e seus universo...

Conhecimento... o vinho é um acúmulo de conhecimento que passa de geração em geração e é refinado, apurado e transmitido ao longo do tempo.... imagina desde a  antiguidade, onde sabemos que já se fazia vinho, quanto conhecimento foi passado de geração em geração para produzir a uva e depois o vinho... milhares de ano de conhecimento acumulados em uma garrafa... sem dúvida quando tomamos um vinho, faremos parte desta egrégora milenar...

E por fim o toque divino e a comunhão com o homem... uma safra de uva só pode ocorrer com a permissão do céu... literalmente ou não... porque depende do sol, da chuva, do vento... elementos que o homem não domina, apenas observa e contempla... por outro lado será necessário o homem pra podar a planta, cuidar e depois colher e conduzir a transformação da fruta em vinho... definitivamente uma comunhão única ...

Orgulho de fazer parte deste mundo apaixonante, com pessoas sempre apaixonadas, com lugares maravilhosos e abençoados pela natureza... saboreando um produto que traz, história, paixão, conhecimento e a certeza que estamos aqui por que existe algo maior que nos brinda a vida e todas as suas possibilidades!

Um brinde a vida!

5 Bons Motivos para Dar Vinho de Presente no Natal

 Vinho é um grande presente por vários motivos, desde que seja apropriado... ou seja, você não esta presenteando sua esposa que esta esperando um anel de diamante ou presenteando alguém que é abstêmio. Mas é um presente fantástico para familiares e amigos.

Eis alguns bons motivos:

  1. É algo que inevitavelmente as pessoas consomem e curtem, ainda que não seja imediatamente. As pessoas podem consumir de acordo com sua própria vontade e provavelmente irão pensar em você quando estiverem bebendo o vinho, o que é legal.
  2. É um presente unissex, abrange uma ampla gama de idade e, melhor ainda, você quase certamente vai fazer a outra metade da pessoa feliz também.
  3. Uma garrafa de vinho bem escolhida mostra que você se importa pela pessoa e pelo seu gosto, ainda não é tão pessoal como dar um perfume, onde você pode errar muito facilmente.
  4. Presenteado em tempo você pode realmente fazer diferença na ceia de Natal/Ano Novo da pessoa – nossos vinhos tintos harmonizam muito bem com pernil, tender e outras comidas tradicionais . Assim como o espumante pode ser uma ótima pedida para celebrar as festas!
  5. Escolhendo com cuidado você também irá apoiar os produtores locais ou um produtor que você se importe. Isto é, se o vinho for feito e engarrafado na sua região.

 Boas Festas e um ótimo 2018!

 

Vinícola Terrassos foi tema de reportagem do programa ApêTV (SBT)

Assista a reportagem no programa Empresários de Sucesso (SBT)

Vídeo de apresentação da vinícola Terrassos

Programa Mulheres Avassaladoras com a Vinícola Terrassos